CITEVE LIDERA PROJETO PARA DESCARBONIZAÇÃO DA ITV
2 Novembro 2023
Ver todas as notícias
CITEVE LIDERA PROJETO PARA DESCARBONIZAÇÃO DA ITV
O auditório do CITEVE, em Vila Nova de Famalicão, serviu de palco para receber, no passado dia 31 de outubro, a apresentação do projeto RDC@ITV - Roteiro para a descarbonização da indústria têxtil e do vestuário. Para a discussão foram chamadas diversas personalidades tanto do sector têxtil e vestuário como de outros setores de atividade para, juntos, trabalharem num futuro sem emissões de gases com efeito de estufa. 

"O principal objetivo é o desenvolvimento de um roteiro para a descarbonização do STV e, posteriormente, apoiar as empresas do sector na tomada de decisão relativamente às tecnologias/medidas mais eficazes a adotar para cumprirem as metas de neutralidade carbónica estabelecidas para 2050", apresenta o consórcio, composto pelo CITEVE, ATP e ANIVEC. 

António Amorim, presidente do concelho de administração do CITEVE [entidade coordenadora], realçou a importância da ação, que terá a duração de dois anos, para atingir a neutralidade carbónica. Já Luís Ramos, gestor do projeto, fez um enquadramento daquilo que a se propõem atingir com a iniciativa, entre outros pontos, administração de formações para educar as empresas e criação de roteiros individuais. 

O tema desenrolou-se ainda em duas mesas redondas, uma primeira sobre como chegar à tal neutralidade carbónica, com Paulo Araújo da Bondalto, Filipe Rodrigues da DST Solar e Carlos Pimparel da Direção Geral de Energia e Geologia, que falaram sobre energias renováveis aplicadas à ITV. 

O segundo painel debateu a descarbonização como instrumento para a sustentabilidade. Aqui, foram dados inputs das empresas têxteis Acatel, na pessoa da CEO Susana Serrano, da Riopele, através de Rui Teixeira, da Salsa, através de Mafalda Paz e, ainda, da Etfor, com Bruno Correia. 

O momento de encerramento teve discursos de Mário Jorge Machado, Presidente da ATP, e de Luís Hall Figueiredo, Vice-Presidente da ANIVEC, que vincaram mais uma vez a importância dos projetos de investigação e desenvolvimento para o futuro da Indústria Têxtil e do Vestúario nacional. 
Topo